sábado, 30 de maio de 2009

ADAPTANDO O ATENEU

Vou postar a série de e-mails trocados com Vilachã (criador da série LBQ da Escala Educacional junto com Jô Fevereiro e Duda Albuquerque), Sérgio Alves (atual editor de LBQ da EE) e Ronaldo Antonelli (ex-editor da revista Inter Quadrinhos e roteirista de várias adaptações da Escala).
As caricas do Vila e do Ronaldo foram feitas pelo primeiro, a minha foi feita pelo Nei Lima, a do João Antonio e do Sérgio Alves, por mim...

Vilachã (28/04):
“Bira,
Gostaria de saber da possibilidade de vc quadrinizar uma nova edição da "Literatura Brasileira em Quadrinhos"... seria para final de agosto. O título (uma sugestão do novo editor de LQB da Escala, Sergio Alves) é o romance "O Ateneu", já roteirizado pelo Ronaldo Antonelli... espero que vc tenha tempo e disposição, pois é uma grande aventura.
Grande abraço”

Bira (01/05):


Claro que topo!
E o Projeto da Ilíada que eu tinha passado pro Denis e pro Sérgio?
Deixo na gaveta por enquanto...
Abraços

Vilachã (03/05):


“Legal, Bira!
Segue em anexo o roteiro do Ronaldo... vc vai se esbaldar com a galeria de tipos... no romance o autor faz uma boa descrição dos personagens, cada um + bizarro que o outro... e que assim como em o "Dom Quixote", mereceria um blog com os estudos...é isso aí.”

Bira (03/05):


Bira para João Antonio, que tem uma banca de livros usados na Feira dos Alfarrábios, em Campinas:


João, vc tem O Ateneu quadrinizado pela Ebal?
Vai ser meu próximo trabalho em quadrinhos pra Escala.
E vc tem um livro que o Luiz Gê ilustrou?
Onde fica o Ateneu
De Ivan Jaf...
Se tiver e puder me emprestar, agradeço muito.
Saiu entrevista comigo no jornal da PUC!
Braços

João Antonio Buhrer (03/05):


João Antonio Buhrer, jornalista que também é pesquisador de caricatura e cartum:

“Bira.
Eu tenho a segunda e rara edição do ATENEU, do Raul Pompéia. A primeira edição saiu sem desenhos, já na segunda saiu com os desenhos do próprio escritor, que era um ilustrador extraordinário. Ele também atuou como caricaturista. Mas era mais escritor, embora suas ilustrações para o Ateneu sejam magistrais. Ninguém ilustrou sua obra melhor que ele, conheço quase todas, e posso afiançar,a melhor foi ilustrada pelo próprio RAUL.
Mas vou pesquisar outros que o ilustram também. Já a edição maravilhosa da Ebal eu não tenho, também não sei se foi quadinizada na época.
Abraço”
Blog do João:
http://www.grafolalia.blogger.com.br/

Bira (03/05):


Beleza, meu amigo!
E, na internet, descobri que O Ateneu é a primeira obra impressionista da Literatura Brasileira!
"Os elementos impressionistas evidenciam-se no trabalho da memória como fio condutor. O passado é recriado por meio de “manchas” de recordação, - daí a existência de um certo esfumaçamento da realidade, pois o internato é reconstituído por meio das impressões, mais subjetivas que objetivas, eivadas de um espírito de vingança, sofrimento e autopunição. Há quem, por isso, rotule O Ateneu de romance impressionista.Os elementos naturalistas decorrem da concepção instintiva e animalesca das personagens, cujo comportamento é determinado pela sexualidade, condição social etc. Há um certo gosto “naturalista” pelas “perversões”. É o que ocorre nas descrições de Ângela e na tensão de homossexualismo que existe nas relações de Sérgio com Sanches, Bento Alves e Egbert. Mas é um naturalismo dissidente, que nada tem a ver com o apriorismo, ou com o esquematismo, característicos dessa corrente. O doutor Cláudio, conferencista que algumas vezes pontifica no internato, e que exterioriza algumas idéias artísticas do próprio Raul Pompéia, define a arte como o processo subjetivo da “evolução secular do instinto da espécie"."

Vilachã (04/05):


“Sergio,
Já encaminhei para o Bira a quadrinização de "O Ateneu"...

que como vc pode ver pelos e-mails abaixo, ele abraçou com toda disposição e entusiasmo a idéia...

seria interessante vc acertar melhor os detalhes de prazo e etc diretamente com ele...
Grande abraço.”

Sérgio (05/05):


“Caros...
Olha só os caminhos da vidona. Bira, estamos - então - trabalhando juntos! Bacana porque daí conversamos sobre Ilíadas e quetais... Podemos conversar mais sobre o Ateneu quando julgar bom pra vc. Abração”
Sergio

(editor de LQB - Escala Educacional)

Bira (05/05):


E já comprei a versão integral do Raul Pompéia pra ler.
Este eu não tinha lido!

Bira (06/05)


Perfeito, Sérgio!
E já comecei a ler a obra e fazer a pesquisa de imagens, criação de tipos, etc...
Estou com uma pilha de meio metro na mesa (rs).
Quero trabalhar as imagens com um estilo mais impressionista, já que O Ateneu é considerado a única obra no genêro no Brasil...
Vamos trocar figurinhas!
E assim que tiver os estudos dos personagens, penso na criação do Blog como o Vila sugeriu!

João Antonio Buhrer (16/05):


“Bira. Consegui achar O ATENEU na adaptação do Luis Jaff, que tem apenas a capa do Luis GÊ. As ilustrações do miolo não tem nenhum nem do Gê nem de ninguem.

Qualquer hora destas eu levo na Feira de Alfarrábios, no centro de Campinas.
Abraço”
joão

Ronaldo Antonelli (14/05):


“Caro Bira, como vai?
Você já tem minhas coordenadas, se precisar de algo referente ao roteiro estou à disposição. Criei o hábito de referir os nomes de personagens por siglas para não ficar digitando repetidamente nomes compridos, mas talvez não fosse o caso do Ateneu.
Se isso trouxer alguma dificuldade, dê um toque e reconverto os nomes sem problemas.
Se quiser dar uma espiada em meu blog:”
http://ronaldoantonelli.blogspot.com/

Bira (29/05):


Ronaldo e Vila, seguem os estudos dos personagens.
Estou terminando também os estudos do prédio dO Ateneu e a primeira página.
Enviarei em breve.

Vila (29/05):


“Legal Bira,
Vou acompanhar essa nova saga pelo seu blog.
Abs”

Ronaldo (30/05):
“Caro Bira,
Legal o estudo dos personagens. O Aristarco, o Sérgio narrador e o Franco, personagens centrais, ficaram ótimos, assim como o prof. Mânlio e os inspetores Silvino e João Numa.
Há alguns personagens que o Autor descreve num capítulo inicial, de apresentação, porém mal aparecem na história, como o Mata, que nem entrou no meu roteiro. Idem o Nearco da Fonseca, desenvolvido num único capítulo em que expõe seus trabalhos intelectuais, com muita falação sem ação e imagem, e que eu suprimi por não interferir na trama principal, deixando para mencioná-lo como figurante em certas passagens.
Só faria dois pequenos reparos. A figura da camareira Ângela aparece ao longo do livro com traços voluptuosos típicos do gosto da época: talvez você pudesse dar uma arredondada nas ancas da moça, principalmente quando ela exibe as coxas no esvoaçar as saias, e assim por diante. O outro caso é o do Bento Alves, que goza a fama de maior forçudo da escola, tanto assim que enfrentou o jardineiro no dia do crime; seus músculos são ressaltados em diversas cenas. Mas são detalhes.
Estou ansioso para acompanhar o desenvolvimento e, claro, o resultado final, que sei que ficará ótimo.
Abraços”

Bira (30/05):


Valeu pelos reparos, Ronaldo!
Vou revisar Bento e Angela.
Quanto aos personagens "a mais", é que eu fui desenhando conforme estava lendo a obra original.
Camarada, é um prazer fazer esta dobradinha com você, que já tem tanta história... inclusive com o mano Vilachã.
Ah, vou postar estes comentários no blog!
Acho que seria a primeira vez em dois artistas discutem em público enquanto vão criando uma HQ!