sábado, 30 de maio de 2009


Ronaldo (30/05):
“Caro Bira,
Legal o estudo dos personagens. O Aristarco, o Sérgio narrador e o Franco, personagens centrais, ficaram ótimos, assim como o prof. Mânlio e os inspetores Silvino e João Numa.
Há alguns personagens que o Autor descreve num capítulo inicial, de apresentação, porém mal aparecem na história, como o Mata, que nem entrou no meu roteiro. Idem o Nearco da Fonseca, desenvolvido num único capítulo em que expõe seus trabalhos intelectuais, com muita falação sem ação e imagem, e que eu suprimi por não interferir na trama principal, deixando para mencioná-lo como figurante em certas passagens.
Só faria dois pequenos reparos. A figura da camareira Ângela aparece ao longo do livro com traços voluptuosos típicos do gosto da época: talvez você pudesse dar uma arredondada nas ancas da moça, principalmente quando ela exibe as coxas no esvoaçar as saias, e assim por diante. O outro caso é o do Bento Alves, que goza a fama de maior forçudo da escola, tanto assim que enfrentou o jardineiro no dia do crime; seus músculos são ressaltados em diversas cenas. Mas são detalhes.
Estou ansioso para acompanhar o desenvolvimento e, claro, o resultado final, que sei que ficará ótimo.
Abraços”

Nenhum comentário:

Postar um comentário