segunda-feira, 25 de julho de 2011

HOJE LANCAMENTO DE O ATENEU EM QUADRINHOS, NA FNAC CAMPINAS


(Katia Fonseca)
Cosmo on Line

Cartunista Bira adapta 'O Ateneu' para os quadrinhos

A obra do escritor Raul Pompéia (1863-1895) foi adaptada a pedido da editora Escala Educacional pelo roterista Ronaldo Antonelli e ilustrada pelo desenhista e cartunista Bira Dantas
http://www.rac.com.br/institucionais/correio_escola/2011/07/25/91688/cartunista-bira-adapta-o-ateneu-para-os-quadrinhos.html

"Transformar grandes obras da literatura mundial não é tarefa nada fácil. Principalmente quando o veículo escolhido são as histórias em quadrinhos. Nesta segunda-feira (25), na Fnac do Parque D. Pedro Shopping, será a vez do romance mais popular do escritor Raul Pompéia (1863-1895), O Ateneu, ganhar versão em HQ. A obra foi adaptada a pedido da editora Escala Educacional pelo roterista Ronaldo Antonelli e ilustrada pelo desenhista e cartunista Bira Dantas, é autor da tira Tatu-man, publicada diariamente pelo Caderno C.

“Esta é a terceira vez que construo personagens para os clássicos da literatura. E apesar de toda preocupação em manter a fidelidade das histórias é uma diversão fazer este tipo de trabalho, pois acabamos criando a partir do imaginário pessoal, e isso é uma experiência muito interessante para quem desenha. Este projeto acaba dando a oportunidade de conhecer estas obras mais a fundo, pois para desenhar é preciso estar atento a todos os detalhes e buscar referências que caracterizam a época. Mesmo quem já leu as obras se surpreende com uma nova leitura”, conta Bira Dantas.

Em 2005, o cartunista foi convidado pela primeira vez pelo quadrinista Francisco Vilachã para ilustrar o romance Memórias de Um Sargento de Milícias, escrito por Manuel Antônio de Almeida em 1852. Logo depois foi a vez de transformar em HQ o livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, publicado em 1605. Este trabalho rendeu ao ilustrador Bira Dantas o prêmio HQ MIX, considerado o Oscar da história em quadrinhos.

Em 'O Ateneu', o narrador e personagem principal, relata, num tom de pessimismo, os dois anos vividos em um internato para meninos no Rio de Janeiro. A excelência da escola, dirigida por um severo pedagogo, era conhecida nacionalmente. Mas, o personagem principal vive muitos conflitos ao ingressar no colégio e tem que aprender a lidar com seu novo grupo de convívio. “O Ateneu é um livro bem denso, introspectivo e tem até aspectos de bullying”, conta. E para ilustrar toda esta densidade, o desenhista escolheu a técnica de guache sobre lápis. “No decorrer das páginas fui soltando os traços e caracterizando os personagens de forma mais leve”, conta.

Em média, o projeto demora aproximadamente um ano para ser concluído. No caso de 'O Ateneu', ficou pronto em um ano e três meses. “Fiz uma leitura atenta aos detalhes descritos, depois fui construindo um esboço e dando vida a cada personagem e ambientação dos locais. O trabalho com o Ronaldo (Antonelli) foi muito enriquecedor e fundamental”, salienta Bira. “Para se ter uma ideia eu tinha desenhado uma versão da camareira descrita na obra como uma personagem bem recatada, comportada, levando mais em conta a época em que se passa a história. Mas o Ronaldo me alertou que ela tinha uma imagem mais sedutora, sexy, daí fiz algumas adaptações, coloquei um decote, a deixei mais volumosa”, conta.

Prioridades
O desenhista destacou que uma das maiores dificuldades para transformar uma obra literária em HQ é escolher o que entra e sai no desenho, pois como o projeto tem em média de 50 a 70 páginas, é preciso priorizar. “Você tem que conseguir passar a mensagem de uma forma mais enxuta sem comprometer o resultado final”, diz.

Os detalhes da experiência de construir 'O Ateneu' para história em quadrinhos podem ser conferidos no blog www.ateneuhq.blogspot.com. No blog, Bira postou os estudos que desenvolveu para chegar aos personagens, com as páginas de HQs, além da série de e-mails trocados com Vilachã (criador da série LBQ da Escala Educacional) e o roterista Ronaldo Antonelli.

Quem tiver interesse de se aprofundar nos detalhes terá acesso às discussões entre os criadores da HQ, com suas diferentes visões, conversas sobre características dos personagens, enquadramentos, ambientação, diálogo. Com isso, é possível entender todo o processo de produção, até chegar ao resultado final.

A Ilíada
Tudo indica que o desenhista Bira Dantas se apaixonou por este tipo de trabalho, pois já começou a pesquisar para o seu quarto trabalho. Desta vez, 'A Íliada', de Homero é que vai ser transposta para os quadrinhos. “Para esta obra, além de ler o livro, estou assistindo a vários filmes que vão me ajudar a fazer a construção visual dos personagens”, diz."

Agende-se
O quê: Bate-papo, noite de autógrafos e lançamento do livro 'O Ateneu' em versão HQ
Quando: Nesta segunda-feira (25), às 19h
Onde: Fnac do Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500, Jd. Santa Genebra, fone: 2101-2000)
Quanto: Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário