sexta-feira, 3 de julho de 2009

Comentários




RONALDO ANTONELLI
“Fantástico, Bira, que coisa maravilhosa ficou a primeira página do Ateneu! Cara, é um puta orgulho ter um trabalho meu transformado em obra de arte pelas tuas mãos. Literalmente um tesão!
Meta bronca sem a menor dúvida, acho que vai ficar uma das melhores edições da casa. Meu elogio é absolutamente sincero e merecido.
Quanto ao traço impressionista, não tenho dúvida de que você alcançaria excelentes resultados, mas acho que cabe relativizar em parte o conceito de impressionismo atribuído a Raul Pompéia. Sem dúvida ele é artisticamente contemporâneo do movimento, que surgiu nas últimas décadas do século 19 e se estendeu pelas primeiras do século 20, porém nem sempre as características e técnicas do impressionismo, comuns às artes plásticas e à música, se aplicam à literatura e ao teatro, onde o correlato específico da escola impressionista é o simbolismo, sobretudo em poesia. N' O Ateneu, Pompeia é claramente simbolista e, portanto, genericamente, impressionista. Em outras obras (menos conhecidas), nem tanto.
Em relação à pintura, da qual ele era um apreciador, Pompéia era menos atualizado e mais acadêmico. Por exemplo, num conto chamado "Modelo de um anjo", os conceitos de pintura que ele expõe são bem tradicionais. Aliás, o conto tem Vítor Meireles como personagem secundário.
Como quer que seja, Bira, pela amostra até agora, tenho certeza de que o resultado final de nosso Ateneu será magnífico. Forte abraço,
Ronaldo
P.S. - Outra boa notícia recebi no domingo (28/06), da Secretaria da Cultura de Santa Catarina: meu romance A Cor das Palavras foi classificado em 3.º lugar no Prêmio Cruz e Sousa de Literatura. Vem uma grana, mas mais importante é a publicação da obra.”

VILA:
“Bira,
Essa parceria está realmente dando "samba"... gostei tanto da primeira pág. e dos personagens em PB, que pensei em sugerir uma cor que interferisse o menos possível no seu lápis + os meios tons... talvez ficasse mais impressionista, mas posso dizer que o resultado final da sua pintura a guache está ficando impressionante... também fiquei super feliz com a premiação do Ronaldo... e isso é só o começo.
Grande abraço, Vila”

Um comentário:

  1. Meu amigo Birão!
    Também concordo com o Vila!
    O seu traço em grafite é muito rico e penso que a aquarela poderia interferir bem menos.
    Tá muito bãos isso, hein!
    Manda brasa, bicho!

    Abração!

    ResponderExcluir