domingo, 19 de julho de 2009

Página 2 em roteiro e esboço


Roteiro

1) CENA: AR, dotado de bigodes ornamentados, convida pai e filho a entrar na casa, afagando a cabeça de cachos louros de SE.
LEG.: Membro da família do visconde de Ramos, Aristarco todo era um anúncio. Seus gestos de soberano pareciam mostrar que, a cada passo, ele empurrava o progresso do ensino nacional!
AR: Como se chama o amiguinho?
SE: Sérgio...

2) CENA: Numa sala com arquibancada lotada de alunos, familiares e convidados, vê-se ao fundo uma mesa, onde se sentam AR, o ministro da educação, de físico acanhado, e outros representantes e membros de comissões.
LEG.: Na festa escolar, quando eu o vira pela primeira vez, sua figura leonina se destacava quase escandalosamente ao lado das autoridades presentes...
MINISTRO: Na condição de ministro da educação do Império, quero cumprimentar o diretor do Ateneu por mais este ano de serviços prestados ao ensino pátrio!

3) CENA: Ao lado da mesa, AR saúda os convidados, falando numa espécie de tribuna.
LEG.: Como se fosse a estátua de si mesmo, Aristarco, ao discursar, saudava os pais de seus alunos, dentre os quais os mais ricos produtores da borracha do norte e das charqueadas do sul...
AR: Nossos educandos representam a fina flor da mocidade brasileira!

4) CENA: SE ergue-se sobre uma cadeira, em PA, ao lado do pai, ambos comprimidos pela multidão de assistentes.
LEG.: Como o espaço não bastava para tantos convidados, uma parte do público se alojava numa espécie de ante-sala, onde estávamos meu pai e eu...
PAI: No ano que vem, você estará entre estes alunos, quem sabe recebendo prêmios!

5) CENA: Numa parte lateral do palco, em uma espécie de trono mais elevado que a mesa das autoridades, PG da princesa Isabel, ao lado de seu marido.
LEG.: A Sereníssima Princesa Isabel, temporariamente regente, tinha comparecido, juntamente com seu esposo, para a entrega dos prêmios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário